Passagens Aéreas – A Bordo
Caio Tristão
Caio Tristão
Atualizado em 23/07/15

Tem gente que toma remédio para dormir, bebe uma cervejinha para relaxar, leva travesseiro próprio, livros para leitura, música para ouvir, várias revistas, vídeo game, computador, tablet…. tem de tudo! Cada um com sua maluquice para suportar (o tédio de) uma viagem de avião.

Enquanto não inventam o teletransporte, os apaixonados por viagem vão ter que continuar embarcando na selva das cabines aeronáuticas para desfrutar suas férias – nossa, que exagero! Para os mortais que, assim como eu, viajam de classe econômica, segue dez dicas para minimizar o desconforto.

voo-cordilheira-andes

  1. Roupas devem ser muito confortáveis: esqueça aquele glamour de anos atrás. Nada de formalidade. Nada de calças sociais, jeans, camisas fechadas, vestidos longos ou sapatos. A baixa pressão atmosférica faz nosso corpo “dilatar”, por isso opte pelo conforto e aposte numa boa calça esportiva, moletom, legging, camisa larga e tênis. Par de meias extra e um casaquinho, ou blusa de manga longa, ajudam a te proteger do frio.
  2. Protetor de olhos e fone de ouvido: muitas companhias oferecem este mimo mesmo na classe econômica. Em todo o caso, eu recomendo que você tenha seu tapa-olhos para dormir sempre em mãos. Além disso, um bom fone de ouvido (preferencialmente aqueles que reduzem o ruído externo – ou noise cancelling) vai te proporcionar uma soneca muito melhor.
  3. Hidrantes e colírio: o ambiente da cabine é frio e seco. Mantenha sua pele e boca hidratada com um creme, lenços humedecidos e protetor labial. Outra dica é pingar colírio com frequência, evitando ardência e vermelhidão nos olhos. Para aqueles que usam lentes de contato (eu!) retire-as antes do embarque.
  4. Dieta alimentar especial: se você segue uma dieta específica, faça a escolha correta da sua alimentação no ato da compra da passagem. Se preferir, as companhias autorizam o embarque de comidas sólidas na bagagem de mão, desde que estejam em recipientes lacrados ou na embalagem original. Esteja apenas atento às restrições do país de chegada.
  5. Para quem tem enjoo: vale a pena tomar um anti-emético meia hora antes do voo, seguindo as orientações do seu médico. Também não é recomendado viajar de barriga cheia ou com o pandu vazio. Esteja equilibrado e bem alimentado.
  6. Objetos de valor e dinheiro: nunca despache joias, eletrônicos e dinheiro e traga tudo isso na bagagem de mão. Um macete é transportar dinheiro e passaporte em bolsos falsos por baixo da roupa. Assim você descansa tranquilo sem receio de que alguém possa mexer nas suas coisas.
  7. Exercite-se: não é para fazer flexão e polichinelo! Mas levante com frequência, faça alongamentos no pescoço, pernas, pés e braços. Aproveite as idas ao banheiro para se esticar.
  8. Faça um restart durante a conexão: durante voos longos com conexão, aproveite a pausa no aeroporto para se higienizar. Lave o rosto, escove os dentes, troque de camisa. Tome um banho! Sério, vai por mim. Em voos para a Ásia, por exemplo, um banho na conexão é revigorante. Vários aeroportos oferecem este serviço (com toalha, shampoo e sabonete).
  9. Um passatempo a mais nunca é demais: Diversos modelos de avião oferecem telas individuais com entretenimento a bordo. Ótimo para assistir filmes, séries de tevê e ouvir músicas. Nem por isso esqueça seu tocador de música, vídeo game, laptop, tablet, livros, revistas, caça-palavras, sudoku, etc.
  10. Os 10 mandamentos: por último, dê uma lida num post que eu adoro do blog Melhores Destinos: os 10 mandamentos do passageiro de avião.
Deixe um comentário