Vou Sem Guia Na Estrada: Aaaaah, Alter do Chão!

Caio Tristão
Caio Tristão
Atualizado em 24/02/16

Vai começar a babação, hein. Segura!

Vou te confessar que eu vim para Alter do Chão tomado por (muitas) expectativas. Minha irmã tinha passado uma temporada por aqui 4 ou 5 anos atrás e desde que voltou para casa ela sempre acha um espacinho para recordar as maravilhas da região. Alter também tem ganhado popularidade pelo Brasil e o título de caribe amazônico me encafufava à beça. Aí, para enaltecer ainda mais o lugar, eis que ano passado o jornal britânico The Guardian encabeça Alter do Chão no topo da lista de uma publicação das 10 praias top do Brasil. Era demais! Nada me surpreenderia…

alter-do-chao-capa

Aaaah, quanto engano!

Alter do Chão é um paraíso! Uma maravilha! Uma joia rara! É um cristal encravado no meio da Amazônia, e de cor azul clara.

Agora, no final de Agosto, o rio Tapajós já baixou bastante e várias praias já dão o ar da graça, mas também muitas outras permanecem submersas e aí Alter do Chão se transforma numa experiência amazônica completa: praia, encontro de rios, igapós alagados, igarapés navegáveis. É lindo demais demais demais!

alter-do-chao-ilha-do-amor

alter-do-chao-praia-ilha-do-amor

alter-do-chao-peixe-charutinho

A Ilha do Amor é na verdade um banco de areia de frente ao centrinho da cidade e que emerge nesta época do ano – fazendo uma praia pra lá de gostosa. Nos arredores, tantas outras belezas estão disponíveis (Lago Verde, Floresta Encantada, Pindobal, Ponta do Cururu, Canal do Jari, etc, etc).

alter-do-chao-floresta-encantada

Ainda deu para fechar a noite jantando no jardim da Dona Betânia, no bistrôzinho Siriá que serve uma comida vegetariana impecável.

Vai rolar uma página completa com todos os detalhes; vou dar por encerrado a série Na Estrada. Por ora, me deixe aqui curtindo essa vida ruim demais. 

alter-do-chao-por-do-sol

alter-do-chao-sol

Alter do Chão, meu sincero muito obrigado!

Deixe um comentário