Feriados 2015 para Viajar
Caio Tristão
Caio Tristão
Atualizado em 29/07/15

feriado-vina-del-mar-chile

Você é daqueles que mal pulou três ondinhas na festa de Réveillon e já está contabilizando e programando os feriados do ano que se inicia? Eu sou.  Num país com tantas festas religiosas e cheio de feriados fixos, mal termina um ano e eu já fico matutando em que dia da semana essas datas vão cair.

No Brasil, sem contar o Ano Novo e Natal, são 6 feriados com datas fixas e mais um “móvel”, que é a Sexta-feira Santa (ou Paixão de Cristo ou Páscoa). Já o feriado de Corpus Chirst não pode ser considerado nacional, ainda que seja aplicável a uma boa leva de cidades. Fora da contagem, curiosamente, também está o nosso Carnaval que só é feriado mesmo no Rio de Janeiro – e eu nem sei explicar direito porque paramos tudo no país.

Para nós turistas, o importante é identificar quais são aqueles anos magrinhos e quais são mais generosos com os feriados (quando eles caem nas Segundas ou Sextas, permitindo um fim de semana prolongado). 2015 entrou na lista dos generosos e é por isso que vale a pena programar uma viagem. Fica a dica.

1 Janeiro | Quinta-feira | Réveillon

É a data mais disputada do ano! Nossos mais de 7 mil quilômetros de costa, do Chuí ao Oiapoque, ficam tomados por milhares de pessoas vestindo branco e renovando no mar as energias para o ano novo. O mesmo acontece no interior com ou sem água para abençoar. O fato é que brasileiro é louco por Réveillon e é por isso que as festas por aqui são de longe as mais animadas do mundo!

Todas as capitais do país têm atrações garantida e shows de fogos de artifício. As vilas litorâneas mais paradisíacas oferecem cenários cinematográficos nas praias e festas fechadas bombadas para quem pode cacifar alto. Entre Florianópolis, Ilhabela, Copacabana, Búzios, Trancoso, Morro de São Paulo / Boipeba, São Miguel dos Milagres, Pipa, Fernando de Noronha ou Jericoacoara eu fico com a virada nas Dunas de Itaúnas que, para mim, é o Réveillon mais charmoso do Brasil.

Para quem procura sossego e quer fugir da muvuca do litoral, aposte sua comemoração em lugares como Gramado, Chapada dos Veadeiros, Tiradentes, Chapada Diamantina, Jalapão e Manaus. Descarte planos na gélida Nova York, Europa ou Buenos Aires – você pode se decepcionar.

É por essas e outras que o feriado de Réveillon no Brasil é caríssimo, mas não dá para abrir mão dele.

16, 17 e 18 de Fevereiro | Segunda, Terça e Quarta-feira | Carnaval

Ah o Carnaval! O nosso feriadão anual na altíssima estação onde todo mundo tem um plano mirabolante para curtir adoidado. Estradas com filas de engarrafamento, cidades lotadas, folia e confusão de ponta a ponta. No pacotão de 5 dias, tem opção para todos os gostos (animados e sossegados).

Para os foliões… a dica é partir pra cima dos blocos de rua em Florianópolis, Rio, na Vila Madalena em São Paulo, Salvador, Olinda, Recife e Belo Horizonte. O carnaval de escola de samba de Vitória é uma opção excelente, pois acontece um fim de semana antes – sem conflitar com os desfiles dos vizinhos mais famosos de Rio e SP. Para a galera descolada atrás de pegação, o pau quebra nas repúblicas estudantis em Ouro Preto e na igualmente bombada Diamantina. No interior de São Paulo, a cidade de São Luiz do Paraitinga tem o mais tradicional carnaval de marchinhas do estado. Mas não esqueça que a agitação vai tomar conta de todo litoral brasileiro, com blocos, trios, shows e festas.

Para quem quer sossego… invista em destinos turísticos sem tradição de festa. Gramado e Canela, Bonito, Foz do Iguaçu, Caldas Novas, Campos do Jordão, Serra do Caparaó, Ibitipoca, Jalapão e Manaus são ótimas opções – deixe os Lençóis Maranhenses e Alter do Chão para outra data. Também é uma boa opção aproveitar a folga para visitar a América do Sul, que ainda estará no verão e propiciará clima bom e firme, sem muita agitação, em praticamente qualquer cidade. Procure por voos com bastante antecedência.

3 de Abril | Sexta-feira | Páscoa

Tire proveito do certeiro descanso de três dias para visitar cidades próximas e fugir da rotina. Todo o litoral do Nordeste ainda estará no calorão do verão e com poucas chances de chuva. Festas religiosas se espalham por todo o país. As cidades históricas de Minas Gerais são excelentes opções (Diamantina, Tiradentes, Ouro Preto e Mariana). Em Paraty, no RJ, também dá para juntar a curtição cultural-gastronômica da vila com as tradicionais missas e procissões.

Entre os eventos católicos mais conhecidos, iniciando na Quinta-feira, está a Procissão do Fogaréu que toma a noite da pequena cidade de Goiás e os destaques ficam para as gigantescas encenações da Paixão de Cristo que levam milhares de pessoas a Nova Jerusalém, em Pernambuco, e Santana do Parnaíba, no estado de São Paulo.

21 de Abril | Terça-feira | Tiradentes

Com a possibilidade de enforcar a Segunda-feira e transformar o feriado de Tiradentes numa mini-férias, aproveite para fazer um roteiro cultural ou conhecer alguma capital de seu interesse. Cidades grandes como Rio, São Paulo, Brasília e Curitiba são boas escolhas. Outra dica é aproveitar e fazer uma viagem de 4 dias para o eixo sul da América, num roteiro pelo Chile, Uruguai ou Argentina. Como não é feriado nestes lugares você aproveita para desfrutar as cidades em plena vida útil.

Junte Santiago com Valparaíso / Viña del Mar. De Buenos Aires atravesse de barco para um bate-volta de um dia na linda Colônia do Sacramento, no Uruguai. Em Montevidéu aproveite um dia para conhecer a vitivinicultura da região rural próxima a cidade e inclua um pit-stop na Bodega Bouza para degustação e almoço.

1 de Maio | Sexta-feira | Dia do Trabalho

Vale as mesmas dicas da Páscoa – com exceção, claro, das celebrações religiosas. Lembre-se que, assim como a Sexta-feira Santa, o feriado do Dia do Trabalho se multiplica por todo o Mercosul e muitos museus podem estar fechados.

Com a chegada da Primavera e um sopro de vento mais frio, o litoral sul do Brasil não será tão amigável assim e Punta del Este já estará hibernando até o próximo verão. Alter do Chão atinge praticamente o nível mais alto de alagamento, quando as praias desaparecem e a vida da vila amazônica volta a ser pacata. Capitais como Rio e Vitória apresentam climas agradabilíssimos para uma visita de três dias.

4 de Junho | Quinta-feira | Corpus Christi

Com o inverno batendo na porta, o feriadão de Corpus Christi é o pontapé inicial da temporada alta nas regiões serranas e no Quadrilátero Ferrífero mineiro. Por isso, quem correr atrás do friozinho vai encontrar preços altos e restaurantes e cidades lotados. Já para os religiosos, vale visitar cidades históricas que mantêm a tradição de fazer tapetes de rua.

(Puxando a sardinha pro meu lado, aproveite para conhecer, no Espirito Santo, a lindíssima região de Pedra Azul ou os tapetes de Castelo)

Em Junho ainda estamos no pico da temporada de chuvas (e cheias) do Norte, então considere um bom momento para passeios aos igapós e igarapés da Amazônia. Aguarde até Agosto para pegar o momento certo de visitar os Lençóis Maranhenses e a época badalada do Alter do Chão. Parques Nacionais do Centro-Sul são todos muito bem-vindos.

Os termômetros de Chile e Argentina já apresentam baixas temperaturas, mas ainda bem no início das atividades nas estações de ski. A muvuca mesmo aparece só em Julho.

Ah, não se esqueça dos preparativos para São João. Apesar do feriado no Nordeste ser só final do mês (no dia 24), as Festas Juninas já começam a tomar conta do país.

7 de Setembro | Segunda-feira | Independência

Da mesma forma que Corpus Christi data o início do período turístico de inverno, eu diria que o feriado de 7 de Setembro é a última chance para curtir as regiões serranas com clima “frio”. Os roteiros de três dias que você criou para a Páscoa e o Dia do Trabalho são todos aplicáveis nesta época.

12 de Outubro | Segunda-feira | Nossa Senhora da Penha

No mês de Outubro o calor já volta a mostrar suas caras na região Sudeste, mas o risco de chuva é muito alto. Não jogue todas as suas fichas numa folga nos litorais de São Paulo, Rio ou Espírito Santo. A chuva pode vir com força e você pode passar três dias dentro do hotel.

O sol ainda não desponta com força suficiente na região Sul, mas no Nordeste as praias já começam a ser a melhor opção. Qualquer cidade litorânea da Bahia ao Rio Grande do Norte, ao seu gosto, cabe fácil num roteiro de três dias.

2 de Novembro | Segunda-feira | Finados

Eu cresci com um ditado que dizia que “todo dia de Finados chove”. E é verdade. Por isso, continue evitando as praias do Sudeste e volte a apostar sua viagem no Nordeste.

As regiões serranas e os Parques Nacionais já estarão vazios e com ótimos preços sendo uma perfeita opção para o último feriado do ano.

15 de Novembro | Domingo | Proclamação da República

Único feriado do ano num fim de semana. Ficamos sem ele, infelizmente.

25 de Dezembro | Quinta-feira | Natal

Quando o Natal cai numa Terça ou Quinta-feira, a penúltima semana do ano costuma ser bem farta (em todos os sentidos!) e geralmente todo mundo junta as festividades com o fim de semana. Não acho que dá para programar algo específico – para quem é totalmente desapegado, a semana de Natal é uma oportunidade para viajar e conseguir excelentes preços nas passagens aéreas e hospedagens.

No mais, eu recomendo àqueles que moram longe que aproveitem o período para rever a família e estar próximo de pessoas queridas. Natal gostoso é em casa e com a turma toda reunida.

Deixe um comentário